Srs. Pais e responsáveis,

Neste bimestre estamos iniciando um projeto sobre educação financeira com o objetivo de ensinar as crianças o valor do dinheiro, fazendo com que eles entendam que tudo leva certo tempo para acontecer. Para conquistar os objetivos é necessário planejamento e alguns sacrifícios.

Numa sociedade tão consumista como a que vivemos, é muito importante que as crianças aprendam, desde muito pequenos, a dar calor ao que têm e a conhecer os limites dos gastos.

Como fazê-lo? Ensinando-os a manejar o dinheiro, a administrar os consumos e saber o valor que tem cada coisa. Quando falamos do valor de cada coisa, não nos referimos apenas ao preço de cada brinquedo, de cada roupa ou de cada livro, também nos referimos aos valores das contas de consumo, como água, luz e internet e gastos como supermercado, remédios etc.

Tudo tem um preço e um valor, mas para muitas crianças tudo parece cair do céu. Basta ver suas cartinhas ao Papai Noel, ou o que pedem de presente de aniversário. É importante que coloquemos em prática um plano de gestão para que as crianças aprendam a controlar-se, e não gastar mal o dinheiro.

As crianças podem e devem aprender como se pode contribuir para conter os gastos desde muito pequenos. Com tantos anúncios nos meios de comunicação parece difícil, mas não é impossível. Alguns psicólogos sugerem aos pais  que ensinem seus filhos a valorizar o dinheiro, que destinem a eles algum dinheiro a longo prazo, e que permitam eles administrarem uma mesada semanal ou alguma gratificação extra, acreditando que as crianças que devem administrar entradas e gastos e, assim, estarem mais preparados para o futuro.

O nosso projeto sobre educação financeira terá continuidade até o 4º Bimestre e será composto por várias atividades.

No decorrer dos bimestres iremos trabalhar diversas habilidades, visando desenvolver alguns objetivos:

- Origem do dinheiro: escambo (trocas)
- Valor do dinheiro
- Cartçai de crédito
- Empresa (compra, venda e lucro)
- Planejamento
- Organização

As atividades serão baseadas na arrecadação de fundos para concretizar o "sonho coletivo" de cada turma.  Confira como elas serão organizadas e quais serão as ações implementadas:

2º ANO (TURMAS DA MANHÃ E TARDE)
Professoras Jaqueline e Taís.

1ª Ação (05/06) - Arrecadação de uniformes usados (em boas condições)
2ª Ação (14/06) - Bazar Toy Store (arrecadação de brinquedos novos ou semi-novos).
3ª Ação (Data a definir) - Cineminhas.

Existindo a possibilidade de serem acrescentadas novas ações, os senhores serão previamente comunicados.

3º ANO (TURMAS DA MANHÃ E TARDE)
Professora Aline.

As atividades serão baseadas na nossa microempresa "Tudo de bom" que irá trabalhar com alimentação saudável. Faremos alguns produtos naturais e venderemos para os alunos do colégio, incentivando a alimentação saudável.

1ª Ação (05/06) - Arrecadação de uniformes usados (em boas condições)
2ª Ação (07/06) - Produção de Gelatinas
3ª Ação (Data a definir) - Produção de suco natural de frutas e vitaminas de frutas.

4º ANO (TURMAS DA MANHÃ E TARDE)
Professora Renata.

As atividades serão baseadas na nossa microempresa "Mente saudável" que irá trabalhar com lanche saudável. Faremos alguns produtos naturais e venderemos para os alunos do colégio, incentivando a alimentação saudável.

1ª Ação (05/06) - Meta da semana: cada aluno deverá trazer um valor estipulado pela professora para que eles possam depositar no cofrinho da sala de aula.
2ª Ação (06/06) - Venda de telas com o tema "Poesia". Todo o valor arrecadado será revertido para a compra de alimentos que doaremos para a instituição. O valor de cada tela será de R$ 5,00.
3ª Ação (Data a definir) - Produção de salada de frutas, lanches naturais entre outros.

5º ANO (TURMAS DA MANHÃ E TARDE)
Professora Fernanda.

As atividades serão baseadas na nossa microempresa "Sabores de Fantasia" que irá trabalhar com produtos a base de chocolate, e docinhos diversos.

1ª Ação (05/06) - Venda de telas com o tema "Poesia". Todo o valor arrecadado será revertido para a compra de alimentos que doaremos para a instituição. O valor de cada tela será de R$ 5,00.
2ª Ação (12/06) - Venda de brigadeiros e outros docinhos.
3ª Ação (Data a definir) - Venda de bolos e cupcakes.

Vale ressaltar que enviaremos os bilhetes previamente, avisando o dia de cada ação. Para a execução dessas ações, cada aluno deverá contribuir com os materiais necessários (que serão solicitados previamente). A renda obtida será guardada no cofrinho da sala de aula, e no final do projeto será revertida para o nosso "Sonho Coletivo".

A participação da família será fundamental para o sucesso deste projeto.

Atenciosamente,
Colégio Jean Piaget