DSOP no KIDS – Educação Financeira para os pequenos

“A educação financeira deve estar contextualizada na vida da criança”

Nossa meta é ensinar as crianças a economizar em todos os sentidos. Para isso elas precisam saber: De onde vem o dinheiro? Pra que serve? Necessitam também entender que muitas coisas em nosso dia a dia fazem uso do dinheiro: casa, água, luz, comida, escola, passeios e muito mais...

Tudo isso pode ser feito desde a Educação Infantil, e por esse motivo, no Jean Piaget Kids, nossas crianças aprendem desde os dois anos de idade, a partir do Mini Maternal, sobre como colaborar para um mundo mais sustentável, aprender a se planejar para realizar seus sonhos e assim criarmos uma geração mais saudável quanto aos hábitos de consumo.

Veja abaixo alguns conceitos que trabalhamos com nossos pequenos em nosso projeto de educação financeira:

1) Sonho coletivo: Pode ser um sonho: Social / Material / Integrado

Passo a passo:

- Diagnosticamos o sonho da turma;

- Votamos para escolher o sonho que será realizado;

- Orientamos as crianças sobre o tempo necessário para realização do sonho;

- Registramos o resultado da votação em um cartaz;

- Confeccionamos um calendário para planejamento das ações necessárias para realizar o sonho e estipulamos uma data para a realização a fim de que as crianças entendam o conceito de prazos;

- Poupar: Conversar com a turma “Como arrecadar o dinheiro necessário para realização do sonho?”.

- Entrar com ações empreendedoras integradas ao pedagógico: (Feira Empresarial, Bazar, Feira de Trocas, Tarde de Autógrafos, etc);

- Construímos o cofre da sala;

- Registramos tudo ao longo do ano por meio de fotos que serão enviadas para a DSOP.

2) Empreendedorismo: Focamos na solução de problemas, ainda que não sejam de ordem financeira. Ensinamos as crianças a “pensar fora da caixa”;

3) Necessidade x desejo: Ensinamos as crianças que PRECISAR de algo é diferente de QUERER.

Veja a seguir algumas ações que estão sendo realizadas por nossas turminhas a fim de arrecadar fundos para a realização do sonho coletivo.

Mini e Maternal (Manhã e Tarde): Professoras Selma e Bruna

1) Brigaderia Kids: Nossos pequenos realizaram no dia 30/05 uma venda de deliciosos brigadeiros que eles mesmos produziram em sua aula de Culinária. Todos os alunos da unidade e também os professores puderam adquirir os docinhos. Os pais também realizaram suas encomendas, o que gerou muito lucro ao cofrinho da turminha.

2) Tarde de Autógrafos: Será realizada no dia 21/06. Nossos alunos estão produzindo um lindo livro com a poesia “As Borboletas” de Vinicius de Moraes. Os volumes serão autografados pelos pequenos escritores e vendidos aos pais por valores simbólicos.

Pré 1 (Manhã e Tarde): Professora Cristiane

1) Gelateria Kids: Nossos alunos realizaram no dia 01/06 uma venda de gelatinas coloridas que eles mesmos produziram em sua aula de Culinária. Todos os alunos da unidade e também os professores puderam adquirir essas guloseimas pelo valor de R$1,00 cada.

2) Tarde de Autógrafos: Será realizada no dia 23/06. Nossos alunos estão produzindo um lindo livro com poesias da clássica autora infantil Ruth Rocha. Os volumes serão autografados pelos pequenos escritores e vendidos aos pais por valores simbólicos.

Pré 2 (Manhã e Tarde): Professoras Bárbara e Viviane

1) 1º Bazar de Uniformes Seminovos: Os alunos do pré 2 contaram com a ajuda de toda a escola para a arrecadação de uniformes usados em bom estado e a partir daí realizaram um bazar onde os pais puderam adquirir essas peças com um excelente custo-benefício. Além do valor arrecadado para a realização de seu sonho coletivo, essa ação preza a sustentabilidade, pois ensina que o que não serve mais para um pode ser muito útil ao outro.

2) Dogueria Kids: Nossos alunos estarão envolvidos na venda de deliciosos hot dogs que eles mesmos irão preparar e servir. Os pequenos estão tão motivados que já estão preparando brindes e surpresas para seus clientes. Essa ação acontecerá no dia 08/06 e os lanches serão vendidos pelo valor de R$3,00.

3) Tarde de Autógrafos: Será realizada no dia 26/06. Nossos alunos estão produzindo um lindo livro com a poesia “Leilão de Jardim”, de Cecilia Meireles. Os volumes serão autografados pelos pequenos escritores e vendidos aos pais por valores simbólicos.

1º ano (Manhã e Tarde): Professora Erika

1) Lancheteria Kids: O 1º ano irá aproveitar o link do Projeto de Alimentação Saudável do Colégio e propiciar aos colegas de toda a escola um lanche bem equilibrado. Essa turma fará a venda de sanduíches naturais acompanhados de um copo de suco que serão vendidos no dia 14/06 pelo valor de R$4,00.

2) Sonho Individual Social: Os alunos do 1º ano estarão envolvidos em uma visita ao Recanto dos Avós, lar para idosos situado em Guarulhos. Com os fundos arrecadados em sua lancheteria realizarão um chá da tarde para os vovôs e vovós do Recanto. Lá as crianças terão a oportunidade de entrevistar os idosos e descobrirem um mimo que eles gostariam de ganhar. Com ajuda de suas famílias realizarão esse sonho individual presenteando cada idoso com uma lembrancinha. Datas a definir.

3) Tarde de Autógrafos: Será realizada no dia 27/06. Nossos alunos estão produzindo um lindo livro com poesias de Vinicius de Moraes. Os volumes serão autografados pelos pequenos escritores e vendidos aos pais por valores simbólicos.

No segundo semestre traremos ainda mais novidades com os livros paradidáticos da DSOP que serão abordados das mais diferentes maneiras para enriquecer nossas ações de Educação Financeira. É importante que as famílias estejam integradas a esse projeto e que entendam que a Educação Financeira não trata somente do dinheiro em si, mas também do consumo consciente, da sustentabilidade, e de ensinar as crianças a se organizarem e se planejarem para a realização de sonhos ainda que não sejam necessariamente materiais.