Nossa História Como tudo começou!

A criação do colégio Jean Piaget foi idealizada pela Professora Janira Rangel, que acumulava os cargos de supervisora e diretora de escolas públicas do Estado. Criar uma escola era o sonho dela há muito tempo, e em uma decisão corajosa, ela começou a transformá-lo em realidade.

Em 1995, comprou um pequeno terreno (uma casa) no Jardim dos Afonsos, Guarulhos e colocou sua filha Fabiana Rangel para administrar, pois devido aos vários cargos ocupados, não tinha tempo de se dedicar ao dia-a-dia da nova escola. Fabiana, ainda muito nova na época, convidou a amiga Raquel Rodrigues para ajudá-la. Na ocasião, as duas faziam curso de magistério no CEFAM.

Inicialmente a Raquel entrou no colégio fazendo todos os tipos de atividades, começou como professora de pré-escola e secretária, depois ajudava no que era preciso para garantir a operação da nova instituição de ensino.

Após o termino do curso de magistério, a Fabiana decidiu fazer faculdade, e escolheu a graduação de fonoaudiologia. Neste período a Raquel administrou o colégio  com a ajuda de uma assistente.

Em 1996 haviam apenas 42 alunos, distribuídos em Educação Infantil e Ensino Fundamental I. O colégio ainda tinha uma estrutura muito pequena, com apenas três salas.

Em 1997, o colégio decidiu abrir o Ensino Fundamental II, só com a 5ª série, mas infelizmente ocorreu uma crise que abalou muito as coordenadoras. Os alunos começaram a sair do colégio transferindo-se para outras escolas, provavelmente devido ao aumento da concorrência e dos valores de matrícula e mensalidades cobrados por eles. Em 1998, o colégio chegou a ter apenas 18 alunos matriculados. Nesta fase, os sonhos da professora Janira começaram a se desfazer, pois só haviam gastos e  nenhum lucro, o que a fez pensar seriamente em fechar a escola. Apesar de profundamente abaladas, as coordenadoras Fabiana e Raquel não queriam desistir, queriam mudar aquela situação, e por isso, pediram mais um prazo para a professora Janira. Estavam convictas de que precisavam de uma segunda chance.

No ano de 2000, decidiram fazer propagandas do colégio por conta própria e também decidiram adequar os valores das mensalidades de acordo com o perfil do público ao redor, mais humilde e com condições financeiras moderadas.  Elas mesmas fizeram distribuição de panfletos, placas e faixas, e mesmo com um baixo orçamento, ajudaram na divulgação.

Em 2001 a escola recomeçou a deslanchar, neste mesmo ano, 70 crianças estavam matriculadas, e como não tinham experiência suficiente, foram necessários diversos ajustes na infra-estrutura das salas, como cadeiras e mesas até que tudo ficasse perfeitamente organizado. A partir daí começaram as contratações de professores, auxiliares, faxineiras e cozinheiras, e demais profissionais.

No ano de 2004 a escola continuava a receber um número cada vez maior de matriculas, mas como a infra-estrutura ainda era pequena, a mantenedora investiu forte para construir novos espaços e mais salas de aula.

Em 2005 foram integrados novos profissionais e educadores para atender a demanda crescente de alunos. As salas chegavam a ter um número médio de alunos bastante satisfatório, com salas de 17 alunos na educação infantil e fundamental 1.

Os anos foram se passando e mais e mais alunos e profissionais eram integrados ao colégio, até que 2007, foram feitas algumas mudanças em vários setores, pois com o crescimento, havia também a necessidade de organização pedagógica e administrativa. Com a contratação da nova diretora, aos poucos as salas de aula ficaram mais organizadas e tudo na escola foi melhorado.

Em 2008, a decisão de se construir a segunda unidade já estava tomada. O número de matriculas aumentou consideravelmente, e assim que a nova unidade ficou pronta, a direção focou na melhoria contínua da qualidade do ensino. A propaganda boca a boca dos pais dos alunos, e ainda a demonstração e cuidado com a metodologia de ensino, trouxeram muitos alunos, o que proporcionou a abertura de novas salas e modalidades.

Hoje (2015) a escola possui cerca de 760 alunos matriculados e prevê a abertura de novas unidades. Os próximos passos incluem uma unidade exclusiva para Berçario e tempo integral, e outra unidade para o ensino profissionalizante.